• Redação

Festribal. Uma opção de diversão e turismo no final de férias

O final de férias na região Oeste do Pará está marcado com um dos maiores eventos de manifestação cultural, o Festival das Tribos de Juruti – Festribal, que iniciou na quinta-feira e encerra no sábado, último final de semana de julho.

Conheça Juruti

Para quem não conhece a cidade de Juruti, durante o Festribal é uma boa oportunidade para fazer turismo no município.

Juruti fica 848 km da capital Belém. O município pertence à mesorregião do Baixo Amazonas e a microrregião de Óbidos.

O de avião existe através de linhas de Taxi Aéreo que fazem voos regulares para Juruti, os voos comerciais das companhias aéreas chegam até Santarém.

De Santarém, saem barcos, lanchas e ferryboat, com opção de transporte diariamente pela manhã e tarde.

JURUTI - Juruti é uma cidade pequena, bastante acolhedora e conserva todas as características dos municípios da região do Baixo Amazonas. Foi uma aldeia dos índios mundurucu, fundada, segundo Ferreira Pena, em 1818, e submetida à administração de um missionário com poderes paroquiais.

Na sua história um fato incomum: por duas vezes perdeu a condição de município. O primeiro ato de criação data de 9 de abril de 1885; 15 anos depois, em 3 de abril de 1900, por questões políticas, Juruti perde a autonomia municipal e seu território é anexado a Óbidos e Faro. Volta a ser município em 3 de abril de 1913, pela Lei 1295, assim permanecendo até o advento do Decreto estadual nº 6, de 4 de novembro de 1930, quando ocorre nova supressão, ficando seu território sob a administração direta do Estado. Em 3 de maio de 1935, Juruti volta a ter autonomia, mas somente em 31 de março de 1938, pela Lei 2972, constitui-se o município com seus limites geográficos atuais.

TURISMO – O turismo no município pode acontecer com visitas em vários locais, como, a dez minutos da cidade, de carro ou de moto, você vai encontrar com uma das mais exóticas paisagens de Juruti, o balneário da Ponte, igarapé de águas límpidas e geladas, e ainda pode contar com o serviço de restaurante, além de poder se deleitar com a natureza exuberante.

Lago do Jará - Um dos mais populares balneários da cidade, é formado pelo lago do Jará. Seus segredos e lendas encantam os visitantes e o passeio de canoa é um dos destaques, especialmente no final da tarde e durante a pesca do tucunaré.

Praia do formigão (Juruti Velho) - Localizada no lago do Juruti Velho, distante do centro da cidade cerca de cinco horas de barco, ela surge no período de seca do rio, formando imensas pontas de areia que se estendem até o meio do lago. Fonte - Bruna Campos

© Copyright Jornal Tribuna da Calha Norte 2003 - 2020. Todos os direitos reservados.