• Tribuna da Calha Norte

Peixes apreendidos pela Semma de Juruti são doados a instituições do município


Aline Santana

A operação que aconteceu na região do Santa Rita, município de Juruti, na quinta-feira, 23, pelo setor de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente- Semma, resultou na apreensão de 100 quilos de peixes protegidos pela Lei do Defeso, que foram doados ao Centro Convivência Madre Clélia (Projeto Cultura Pela Paz) e Abrigo Municipal de Juruti. A equipe da SEMMA, fez a entrega na manhã de sexta-feira (24).

Foram doados ao Centro Convivência Madre Clélia e ao Abrigo Municipal as espécie tambaqui, curimatã e pirapitinga.

“É muito importante essa doação para nós, porque vocês não têm noção da quantidade de famílias que serão ajudadas por essa doação de peixes, nós atendemos 250 usuários aqui no centro de convivência, entre crianças, adolescentes e jovens. E neste espaço oferecemos alimentação. Por isso, só temos a agradecer e pedir que Deus continue enviando pessoas generosas que pensam em beneficiar essa população que necessita que são nossos usuários”, disse a Irmã Rosimary Soares da Silva, Coordenadora do Centro Convivência Madre Clélia.

Michele Vieira Andrade- Coordenadora do Abrigo Municipal, declarou que “para gente é sempre bom, pois varia o cardápio das crianças, nós temos o cardápio que preparamos pela Prefeitura, mas quando vem por meio de doações temos a oportunidade de oferecer outra variedade, e graças a Deus toda vez que tem essas apreensões sempre somos contemplados”.

Segundo o setor de fiscalização SEMMA, na operação foram abordadas diversas embarcações, em uma foram encontradas uma quantidade de pescado protegido por lei de defeso. E também, foi encontrado material de caça de predatório, como: malhadeiras, arrastões, vários espinhel com mais de 100 anzóis, arreio usado especialmente para capturada ilegal de quelônios.

Segundo o titular da SEMMA – Expedito Repolho, as operações de fiscalização são frequentes para inibir esses crimes. “As pessoas continuam desrespeitar as leis de defesa do meio ambiente, tais como leis de defeso do pescado e lei de proteção à fauna. Até quando tivermos autorização estaremos atuando para evitar esse tipo de ação”, disse secretário.

Fotos: Raul Moutinho

© Copyright Jornal Tribuna da Calha Norte 2003 - 2020. Todos os direitos reservados.