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Setur avalia o Festribal para trazer mais turistas durante o evento


Para fortalecer os eventos com grande potencial de atração turística no Pará, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) dá continuidade às ações do projeto Incubadora de Eventos com a realização de visita técnica no município de Juruti, durante a realização do Festival das Tribos – Festribal.

O Festival das Tribos Indígenas de Juruti ou Festribal resgata em forma de espetáculo a cultura indígena nativa do município. O evento figura entre as maiores manifestações culturais da Amazônia. O palco das apresentações é o Tribódromo, onde as tribos Muirapinima (vermelho e azul) e Munduruku (vermelho e amarelo) se enfrentam pela conquista do título. A festa retrata a cultura indígena em forma de música, artes cênicas, alegorias e danças. O modo de vida do caboclo, os rituais indígenas, o pescador e o farinheiro são algumas das inspirações do festival. A disputa entre as tribos ocorre desde de 1995.

“O objetivo da Incubadora é melhorar a performance dos eventos, para que sejam mais atrativos e ajudem a trazer para o Estado a maior demanda de turistas. Com isso, queremos aumentar a eficiência e eficácia na organização e realização do evento para que ele tenha maior rentabilidade”, explica o secretário adjunto da Setur, Álvaro do Espírito Santo.

Os técnicos do Núcleo de Planejamento e Articulação Técnica e Institucional (NATI) e da Diretoria de Produtos Turísticos (DPRT) vão conhecer os empreendimentos e pontos turísticos, participar do Festival e de reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Cultura para uma análise técnica do evento buscando a sua profissionalização e contribuições que possam aumentar o fluxo turístico, bem como o tempo de permanência dos turistas durante a realização do Festival.

Assim, a gestão pública pode identificar oportunidades e definir estratégias de estruturação, incentivo e gestão municipal do turismo. A Incubadora de Eventos tem como objetivo melhorar o planejamento e operacionalização de eventos culturais em todo o Pará, a fim de aumentar a chegada e permanência de turistas nos municípios do interior do estado, estreitando as relações comerciais entre empresas estaduais e municipais, de modo a oferecer um número maior de serviço aos visitantes, influenciando de forma positiva na atividade comercial do município.

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